Diferenças entre Códigos de Barras EAN-13 e UPC-A
Subconjunto efetivo de Códigos de Barras EAN-13. Se o primeiro dígito do número EAN-13 é um ‘0’, então as barras serão idênticas em EAN-13 e UPC-A (sem o primeiro ‘0’). O deslocamento dos números legíveis por humanos é a maior diferença entre os códigos de barras UPC-A e EAN-13. Ambos os códigos de barras podem ser digitalizados facilmente pela maioria dos “scanners”.
Quando se deverá usar um EAN-13 em vez de um UPC-A?
Os códigos de barras com o formato UPC-A são tradicionalmente utilizados nos EUA, enquanto os códigos de barras de formato EAN-13 são utilizados no resto do mundo. Hoje em dia, a maioria das lojas de todo o mundo aceita códigos de barras de qualquer formato. Porém, pode acontecer que alguns sistemas mais antigos leiam apenas um ou o outro. Isto significa que se o seu produto vai ser vendido nos EUA, o formato de códigos de barras UPC-A é o mais apropriado. Todavia, se o seu produto é internacional, ou vendido noutro país que não apenas os EUA, um código de barras EAN-13 é melhor.
Tanto os números UPC-A como EAN-13 podem ser comprados na nossa página. Se precisar de um código de barras formato UPC-A, por favor especifique-o na secção de informações adicionais quando passar ao pagamento.
Por que motivo isto acontece?
A forma como um dígito é codificado em cada código de barras é de 7 blocos de cor preta ou branca que compõem cada dígito. – Um conjunto completo de dígitos 0-9 é chamado paridade. – Os códigos de barras de retalho têm um mínimo de 2 paridades, uma para o lado esquerdo e outra para o direito. – É por isso que pode ser digitalizado virado para baixo e ainda retornar o número correto para o caminho certo.
Originalmente, o sistema de 12 dígitos UPC foi criado na década de 1970 por George Laurer. – Estes trabalhavam com 2 paridades diferentes – lado impar para a paridade esquerda e lado par para a paridade direita (cada um com 6 dígitos) – a paridade para estes pode ser vista no documento anexo.
Mais tarde, um sistema de 13 dígitos EAN-13 foi introduzido como um super código de barras UPC. Este foi deliberadamente concebido para ser usado em conjunção com os códigos de barras UPC-A, portanto, utilizado tanto na paridade esquerda como no lado direito da paridade, incluindo códigos de barras UPC, mas acrescenta uma paridade adicional (paridade esquerda, inclusiva), que será usado numa seleção de dígitos no lado esquerdo.
A esquerda e a direita da parte de código de barras EAN-13 ainda está dividida em seis dígitos cada. Então o dígito inicial determina qual é a combinação dos 6 primeiros dígitos. Portanto, em qualquer código de barras EAN-13 é codificado o primeiro dígito no código de barras, no entanto, isso não determina como os outros dígitos são codificados.
No caso de um dos principais ‘0’, como nos nossos códigos de barras, 0 determina que todos os 6 primeiros dígitos utilizarão a paridade esquerda, o que significa que as barras têm a mesma aparência que um código UPC. A medida da versão da UPC também somente utiliza a paridade ímpar.
Como digitalizar?
Na realidade, as barras são a única parte do código de barras que é digitalizado (isto é, o “scanner” não lê os dígitos abaixo do código de barras). Um código de barras EAN-13 com um ‘0’ na parte da frente, por vezes, pode ser confundido por “scanners” com o código de barras UPC sem “0” e vice-versa. Isto tem principalmente a ver com o sistema de “scanner” ou com o software que está a ser utilizado. Muitas vezes isso acontece quando um código de barras não está ligado às verificações do sistema – O software não tem uma referência para o formato do código de barras e, portanto, supõe que é o formato UPC. Quando o número é primeiro adicionado ao sistema no formato de 13 dígitos e é ligado ao produto no sistema (isto é, como normalmente as informações adicionais são fornecidas as lojas de códigos de barras com base nas informações disponíveis no comprador), tem a tendência para digitalizar corretamente o formato de código de barras EAN -13.
É raro as lojas terem problemas com isso. Quando ocorrem, são facilmente resolvidos. Se for aos Musgraves, na Irlanda, por exemplo, é preferível preencher o seu código de barras no seu formato UPC no formulário de comprador (sem o “0”). O formato UPC – não têm problemas quando usa os nossos códigos de barras.
Entre em contacto se tiver quaisquer perguntas.
Números UPC e EAN 13 podem ser comprados aqui. – Se precisa de um código de barras baseado no formato UPC-A, por favor especifique isso na secção informações adicionais quando estiver a finalizar a compra.